Atualmente mais do que nunca podemos ignorar o avanço
tecnológico em nosso meio, tomando conta de vários setores da nossa sociedade,
tampouco podemos negar sua importância para o crescimento econômico e
social do nosso País. Como a educação é um segmento de grande importância em
nossa vida, por ser responsável por grandes transformações na sociedade;
mudando a cultura, os hábitos e a economia de uma nação, é que a explosão
tecnológica também teve suas influências na escola e, sobretudo, na vida
profissional do professor; que ao encarar este desafio, teve que se moldar a
nova realidade, passando a viver no mundo da educação tecnológica. Vale lembrar
que nos anos setenta, nas escolas da rede pública, não se contava sequer com um
telefone, que na época já era muito necessário; em caso da necessidade de um
contato mais rápido com os órgãos responsável pela educação no estado ou dentro
do próprio município; para imprimir um material, como provas de alunos se usava
o antigo mimeógrafo, a tinta ou a álcool, os requerimentos de matrículas já
chegavam prontos da Secretaria de educação do estado, o que demorava dias para
chegar, pela dificuldade de transportes daquela época, a parte de digitação era
toda feita em máquina de datilografar, que os alunos de hoje nem conhecem mais,
mas, que teve grande contribuição na educação, pois, sem ela nenhum documento
oficial se elaborava; as correspondências chegavam através de malotes (via
correios), televisão, jornais impressos, nem se pensava nas escolas, era um
isolamento quase que total; livros só o do professor e no máximo, o de língua
portuguesa para cada aluno, as outras disciplinas, o professor tinha que copiar
tudo no quadro-negro. Com o passar dos tempos e a chegada da modernização, o
avanço tecnológico chega às escolas; sem dúvidas com muitas melhorias, mas,
causando muito impacto pela falta de conhecimento de uma maioria sobre as
vantagens e desvantagens destas mudanças, uma vez que se criou um pensamento na
mente das pessoas que os professores aos poucos, perderiam seus espaços
sendo substituídos automaticamente pelas máquinas, várias discussões foram
abertas sobre a função didática e pedagógica desses equipamentos, como seu uso
seria encaixado nas atividades escolares e principalmente em sala de aula,
garantindo o espaço do professor. Conclui-se que com a chegada das novas
tecnologias na escola, o professor continua sendo peça fundamental para
facilitar a aprendizagem em sala de aula. Pois, o avanço tecnológico veio
para garantir maior eficácia na atuação do professor, fortalecendo o ensino e
proporcionando melhores resultados na aprendizagem. Claro que as escolas
tiveram que se adaptar abrindo as portas para as inovações tecnológicas,
formando seus professores e funcionários; para que aprendessem uma nova
metodologia, no sentido de melhor atingir seus objetivos e metas. Nas escolas
hoje, temos uma série de equipamentos que melhoraram muito o funcionamento das
mesmas, alguns são utilizados em salas de aulas, outros não, mas, ajudam na
comunicação. Temos: o telefone, o fax, a televisão, o vídeo, os computadores
com internet, as máquinas fotográficas e as filmadoras para os registros dos
eventos, entre outros. Temos bibliotecas informatizadas com livros com
abordagens de temas em diversas áreas do conhecimento científico e revistas e
jornais, que são apenas instrumentos informativos.
Segundo Silveira (1998), a escola deve perceber que o valor
instrumental, não está nos meios, mas, na maneira como são inseridos na ação
didática e como são úteis no desenvolvimento desta ação. Nada no mundo
substitui o calor humano; as emoções e os sentimentos, pois, são fatores de
motivação e de auto-estima; por este motivo; sem a atividade humana, as escolas
não funcionariam, sobretudo, a atividade do professor, que como intermediador
ou facilitador, como queiramos chamá-lo conduzem o processo que leva
aprendizagem, pois, a mesma depende destes importantes fatores, por influenciar
de forma direta no comportamento do aluno, causando mudanças tanto na formação
pessoal, como no caráter do indivíduo; até por que o que se ensina na escola, é
a continuação do que se aprende em casa: na família, com os amigos e na
comunidade, o que nos influencia desde criança, até a fase adulta e por isso
deve ser levado em consideração como soma ao processo ensino-aprendizagem.
Entende-se a importância da presença do professor, que o aluno sempre
será a estrela da escola e da aprendizagem e o professor a luz que leva o
conhecimento de forma sistemática, através do repasse de conteúdos, das
orientações na aprendizagem de leitura e nas produções textuais bem como nas
aplicações de técnicas de pesquisas; além de incentivar a participação do aluno
em atividades esportivas e culturais diversificadas; proporcionando seu
crescimento físico, intelectual e social. Em atividades como: Campeonatos
esportivos, participação em grupos de teatro, semanas de artes e culturais,
incentivo ao folclore, em festas como juninas e do padroeiro, feiras de
ciências e de artesanato, bem como atividades relacionadas à preservação do
meio ambiente e a conservação da água. Entre outras.
O professor Dilermando Piva Júnior (2008), em artigo
publicado num blog na internet, afirma que as escolas através de debates estão
fazendo acordos, parcerias e projetos, tentando reescrever a forma de educar, o
que concordo plenamente com sua afirmação, pois, nas escolas já percebemos
claramente as mudanças nos posicionamentos dos professores e na elaboração de
seus planejamentos, o que mostra um amadurecimento profissional e uma tomada de
consciência da amplitude do seu papel, bem como na participação dos mesmos na
comunidade em que estão inseridos. Dentre as diversas propostas da tecnologia
na educação, a que mais tem se destacado é a educação à distância, prevista na
LDB, Lei das Diretrizes e Bases do ensino de Nº 9394/96, de 20 de dezembro de
1996, o que se entende que educação à distância, é a distribuição da instrução,
em qualquer nível, sem a exigência da presença física do aluno e do instrutor
em um mesmo local. Nesta modalidade de ensino, a internet tem grande serventia,
de forma que o aluno recebe as instruções e as orientações dos professores, faz
seus trabalhos e devolve aos professores via email.
Perrenoud (2000), Diz que as tecnologias da informação e da
comunicação são instrumentos que podem ser criadoras e recriadoras da realidade
na escola, por este motivo é que devem ser utilizadas de forma responsável no
sentido de se obter resultados satisfatórios, ajudando ao professor a cumprir
sua função social na escola, tendo o máximo de cuidados para não obter
resultados contraditórios. Penso que a auto avaliação do trabalho do professor
deve ser uma prática constante em sua vida profissional, para que assim,
possa sempre melhorar sua prática.
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